Análise da imagem da década

Author: Moda na pré-década de 10 /


Fonte de pesquisa das imagens: http://www.peopleconsulting.ca/Moulin_Rouge.jpg / http://cgi3.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewUserPage&userid=authenticjewelry

A imagem é a libélula e o cabaré que possuem subunidades tais como: babados, asas, olhos, antena, mão, perna, sapato... O conjunto possui várias unidades de segregação, o que evidencia tais elementos perante o todo. Notamos continuidade na barra dos vestidos, na cauda da libélula, entre outros, que dão a impressão de uma sucessão por meio da organização perceptiva da forma. Apresenta proximidade nos olhos das pessoas, nas linhas das asas da libélula, que por isso tendem a ser vistos juntos. Pode ser visto um exemplo de fechamento nas listras das meias, ora vemos listras pretas, ora vemos listras de outra cor (pele e branco). Apresenta semelhança nas pedras da cauda da libélula que, por sua igualdade de forma e cor desperta a tendência de se constituir unidade. As formas são as pessoas e a libélula, embora outras formas secundárias possam ser observadas: corpo da libélula. Os olhos da libélula, assim como seu corpo, sintetizam bem o conceito de um ponto como uma unidade singular e de forte atração visual. Os contornos possuem linhas orgânicas, porém pode-se verificar a existência de linhas geométricas, como a cortina e a grade da janela. A parede do fundo do cabaré constitui um plano. O volume é obtido pelo joga de luz e sombra. Apresenta configuração real, ou seja, o observador o reconhece como um determinado objeto específico. A libélula possui harmonia pois apresenta uma disposição formal bem organizada e proporcional e também é um exemplo de equilíbrio simétrico. O conjunto apresenta contraste de cor e a libélula, além deste, também demonstra passividade. Ambas as imagens estão fora da escala real. O conjunto apresenta uma complexidade o que implica em uma complicação visual graças à presença de numerosas unidades formais na organização do objeto. As imagens também apresentam profusão graças a sua riqueza de detalhes. Mesmo sendo complexas as imagens possuem coerência. Ambas as imagens são opacas e expressam espontaneidade, principalmente na imagem das pessoas. As botas coloridas das mulheres funcionam como ruído visual. O conjunto como todo possui baixa pregnância de forma.


((Orientadora: Professora Eliecília de Fátima))


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